Elétrica Nau - Instalações Elétricas logo

Blog

Acompanhe nossas últimas novidades

24/04/2017 - TECNOLOGIA

Diferença Entre Fio e Cabo Eletrico

Os primeiros condutores foram criados no início do século dezoito e eram fabricados de materiais totalmente diferentes dos atuais. Tinham aplicabilidade em transmissões de mensagens por telégrafos.

Após um século, os fios de cobre foram utilizados unicamente com uma espécie de borracha, para finalidade militar, a de se atravessar o rio e fazer uma ligação entre bombas e detonadores. Desde então, os fios elétricos passaram por melhorias até o padrão atual que conhecemos.

Os fios e cabos tem a mesma matéria prima , o cobre e ás vezes o alumínio, que depois de extraído tem que passar por um processo de purificação para se obter o elemento puro. A partir do cobre puro é feito o fio que posteriormente será enrolado em bobinas para ser criado o condutor elétrico.

Esses condutores precisam ser isolados, logo é usado o polietileno ou PBC onde num processo de extrusão o cabo passa a ser envolvido e precisa ter uniformemente a mesma espessura. Importante ressaltar que antes de ser comercializado ele é testado através da imersão na água onde é verificada a possibilidade de curto circuito.

Então resumindo, o fio e o cabo são condutores elétricos comumente fabricados por cobre ou alumínio por causa da baixa resistividade (pode-se encontrar na ABNT NBR 5111). Sendo o fio um produto metálico e flexível e o cabo é um conjunto de fios isolados.

Mas e quando chega o momento de comprar? Afinal fio ou cabo?

A resposta é bem simples: O fio elétrico, também chamado de fio sólido ou fio rígido, possui apenas um elemento de cobre em seu interior e é produzido entre 1,5mm2 a 10mm2. Já o cabo é formado por vários fios e possui especificações diferentes como: rígido, sólido, semi-flexível, semi-rígido, 7 pernas, 19 pernas, dentre outros. Além disso um cabo rígido  pode chegar a 240mm2 composto por 61 fios.

Importante ressaltar que os cabos de 7 pernas tem até 35mm2 e são chamados assim pois possuem 7 fios. Logo os de 19 chegam até a 95mm2 de espessura e tem 19 fios. Acima destes têm os de 37 e de 61 fios chegando a no máximo 185mm2 e 240mm2 respectivamente.

Na linguagem técnica, um cabo encordoado é um cabo constituído de fios torcidos podendo ser isolados entre eles ou não, além do isolamento que reveste todo o conjunto de fios. Na norma ABNT NBR NM 280 é definido as classes de encordoamento com graus de flexibilidade.

O cabo é mais flexível que o fio. Dentro das extensões do próprio cabo os fios são finos e existe um cabo maleável que possui mais flexibilidade. Porém esses tipos são utilizados para baixas tensões.

A flexibilidade é muito importante na hora da uma escolha, dependendo da finalidade. Caso na compra de um fio nota-se que ele não é maleável o suficiente, neste momento pode ser adotado a seguinte estratégia: comprar um cabo flexível de mesma seção do fio.

Uma mudança mais específica entre fios e cabos é a blindagem, quando um isolante envolve um fio ele está lidando somente com um campo radial. Nesse caso, campo radial é atração elétrica em volta do fio de cobre. Já no cabo existem vários campos radiais, pois possuem vários fios. Para que só exista um campo na hora da isolação, semicondutores são produzidos para envolver os fios que formarão um cabo.

É importante saber também que tanto o cabo quanto o fio conseguem conduzir energia elétrica da mesma forma sem diferenças ou perdas. E a norma de instalação elétrica de baixa tensão (NBR5410), apresenta a tabela de capacidade de corrente dos condutores pela seção e não diferencia se é fio ou cabo.

Agora quando você pensar em fios e cabos vai poder escolher com certeza o termo correto, o uso e a hora certa de optar por um tipo de cabo ou fio. Lembrando que um complemento o outro e conduz da mesma maneira a energia que se faz necessária para cada ambiente.

Leia também

Importância de um Painel Elétrico

Como funciona o para raio?

10 Curiosidades sobre a eletricidade.

Qual a diferença entre o DR Super Imunizado e o DR comum?

Dispositivo de proteção contra surtos (DPS), como funciona?

Conta de luz deve ficar ainda mais cara em breve

Energias renováveis: economia em ascensão e igualdade econômica

LEDs do futuro podem ser 60% mais brilhantes graças aos vagalumes

7 perguntas para entender o caminho da energia no Brasil

FLIR T500-Series

Rede elétrica inteligente reduz consumo de energia

Projeto Francês tem árvores que produzem energia elétrica através do vento

Maior usina solar flutuante do mundo começa a gerar energia

Contas de luz de junho terão bandeira verde, sem acréscimo na tarifa

Este avião elétrico poderá fazer voos comerciais daqui a 10 anos

Conta de luz deve ficar com bandeira vermelha ao longo do ano

Conta de luz terá bandeira vermelha em abril, diz Aneel

L’éolien 2.0 – a árvore que transforma energia eólica em eletricidade

Taxa cobrada a mais na conta de luz será devolvida imediatamente

Câmeras de imagem térmica da série T da FLIR

O que é um painél TTA

Dicas de segurança com energia elétrica

Bolívia planeja vender energia a Brasil e Chile com hidrelétricas

Multimetro FLIR DM284

Saiba como economizar energia elétrica durante o verão

Pequeno dispostivo permite controlar gastos de energia elétrica na sua casa através do smartphone

As vantagens da substituição de lâmpadas tradicionais por LED

Turbinas Eólicas

Nova norma prevê extinção dos conceitos TTA/PTTA

20 Dicas Simples para Economizar Energia

Empresa chinesa de energia fará leilão no Brasil

EXECUÇÃO DE SERVIÇOS ELÉTRICOS NA LOJA AUDI BLUMENAU.

CARROS ELÉTRICOS. UMA REALIDADE.

Instalação de 220V consome mais?

PADRÃO de TOMADAS ELÉTRICAS