15/03/2012 - TECNOLOGIA
CARROS ELÉTRICOS. UMA REALIDADE.
Fiat e Itaipu testam carro elétrico com energia de resíduos orgânicos
Rio de Janeiro, 6 fev (EFE).- Um veículo elétrico que aproveita a
energia de resíduos animais e vegetais, desenvolvido pela Itaipu
Binacional, a Fiat e a suíça KWO, é a sensação da mais importante
feira de agronegócios do sul do Brasil.
O protótipo, lançado em setembro em Brasília e apresentado na
segunda-feira no "Show Rural Coopavel", da cidade de Cascavel, no
Paraná, é considerado uma resposta às necessidades de energia dos
produtores agrícolas.
"Isto é só o começo", afirmou o diretor-geral brasileiro da
empresa energética Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek.
Segundo a Itaipu (firma brasileiro-paraguaia), uma das metas é
criar um veículo elétrico rural para transporte de carga, movido com
a energia gerada pelo próprio negócio agrícola.
"Temos os meios tecnológicos e o respaldo jurídico que
necessitamos, basta nos organizarmos melhor como sociedade", disse
Samek na feira.
Segundo os promotores dos veículos, o carro pode ser considerado
"100% ecológico", pela ausência de poluentes, por quase não produzir
barulho e poder ser abastecido em casa com despesas mínimas.
"O motor mais eficiente do mundo é o elétrico", com 95% de
aproveitamento, argumentou Samek.
No motor convencional a combustão interna tem uma eficiência de
apenas 25%, pois precisa gastar muita energia para fazer um veículo
rodar, acrescentou.
O protótipo brasileiro, em um modelo Fiat Palio, pode alcançar
110 km/h, com autonomia de 140 quilômetros, mas precisa de oito
horas de recarga.
O consórcio desenvolve agora com a Fiat um veículo utilitário,
depois virá um ônibus, caminhões e tratores, prometeu Samek.
"É um processo em desenvolvimento, mas em alguns anos, com a
evolução da tecnologia, poderemos apresentar modelos cada vez mais
vantajosos e modernos", explicou.
Também participam da iniciativa instituições e universidades de
Estados Unidos, Europa e Brasil.
A meta oficial é oferecer em cinco anos um automóvel elétrico com
450 quilômetros de autonomia, velocidade de até 150 km/h e carga das
baterias em apenas 20 minutos.
Samek afirmou que leis federais favorecem, desde 2004, o
aproveitamento de fontes renováveis e de resíduos orgânicos que hoje
são desperdiçados no campo.